José Alves Tobias, artisticamente José Ricardo, nasceu na cidade do Rio de Janeiro em 06 de março de 1939. Iniciou sua vida artística profissional em 1963 com a gravação da música ´Eu que amo somente a ti´ que o fez conhecer a fama e o projetou para uma carreira de mais de 35 anos – encerrada prematuramente no dia 11 de maio de 1999 quando faleceu, na cidade do Rio de Janeiro, vítima de câncer.

Em sua vida, não evidenciou-se apenas por sua bela voz, mas também pelo seu belo coração. É reconhecido por colegas e pessoas, que com ele conviveram, como ´bom caráter´. Estava sempre pronto para ajudar aos que dele necessitavam. Através do seu espírito de solidariedade humana, colaborou com muitos artistas, destacando-se o apoio a vários colegas de profissão e a responsabilidade assumida com as irmãs Batistas: Linda e Dircinha Batista, dois patrimônios da Música Popular Brasileira.

É considerado o PATRONO DA FUNJOR e na trajetória da entidade já recebeu várias homenagens. Uma em especial, foi no ano de 2015 (15 de fevereiro) quando comemorou-se os 50 anos do lançamento do LP ” Eu que amo Somente a Ti” e o Instituto FUNJOR promoveu diversas ações comemorativas e fez uma tiragem limitada/remasterizada do LP em CD.