A entidade funcionou inicialmente como Espaço Mania Cultural, em uma feira de utilidades no bairro do Flamengo (RJ), até que fosse instituída a Fundação Sócio-Cultural José Ricardo, em 2000. Porém, já durante a primeira reunião de concepção da ideia de criação de uma nova instituição filantrópica de apoio a arte, realizada em 1999 na casa de Nicette Bruno, ficou decidido, pelos cinco participantes pioneiros (Nicette, Luiz Murillo, Beth, Cininha e Andrea) que a entidade social a ser criada deveria levar o nome do cantor José Ricardo, como uma homenagem respaldada em sua atuação filantrópica em vida.

A justificativa de consenso foi a de que, além de artista, ele tinha como característica especial o desenvolvimento de diversas ações solidárias e tinha um verdadeiro amor ao próximo. A entidade a ser criada teria uma base forte de inspiração na continuidade de sua obra solidária. Na prática, soma de pessoas que se agregaram inicialmente a entidade, vieram inspiradas em sua história com as Irmãs Batistas, César de Alencar, Dalva de Oliveira e tantos outros artistas.

Além de dar nome a entidade, José Ricardo foi designado na gestão do advogado e radialista Gerdal dos Santos, em 2004, como PATRONO FUNJOR.