A ideia da instituição de uma entidade filantrópica de apoio a arte e de preservação de memória artística começou a ser posta em prática em 27 de julho de 1999, quando houve uma primeira reunião na casa da atriz Nicette Bruno, onde estavam presentes a atriz Beth Goulart, a atriz/diretora Cininha de Paula, a advogada Andrea Francez e o engenheiro Luiz Murillo Tobias.

Nessa reunião, discutiu-se algumas ideias de finalidades institucionais e ficou definido que a instituição levaria o nome do cantor José Ricardo. Pois, além de artista, suas atitudes e a correção de suas ações sociais em vida expressavam grande parte do desejo da instituição. A ideia da Fundação, inicialmente seria um Instituto, começou a se materializar e ficou decidido entre os cinco idealizadores (Nicette, Beth, Cininha, Andréa e Luiz Murillo) que Luiz Murillo Tobias ficaria responsável por estruturar a parte organizacional e transformar aquela ideia em realidade.

Em setembro de 1999, no bairro do Flamengo, Ruy Pereira Leite, Sylvio Nunes Pereira e Nilton da Costa (ambos na foto acima) abrem espaço para Luiz Murillo Tobias implantar o `Espaço Mania Cultural´ – nome dado por Sylvio Nunes e que seria o projeto-piloto de consolidação da ideia da Fundação. O projeto era um pequeno laboratório da proposta da entidade.  No local, em que eram realizados shows e encontros culturais, Luiz Murillo Tobias criou um livro de apoio a ideia de criação da Fundação José Ricardo. A iniciativa foi correspondida. Houve a dedicatória de vários nomes de expressão da nossa cultura e assinatura centenas de pessoas que aderiram a proposta. Mais de 3.000 pessoas e várias entidades, assinaram o livro de apoio e/ou participaram deste projeto inicial que contou ainda, com a chancela institucional da Secretaria Municipal de Cultura do Rio de Janeiro, através da então secretária Vânia Bonelli.

Vários outros artistas e profissionais ligados a arte começaram a conhecer o projeto e apoiá-lo. Além dos citados, destacam-se nesta fase inicial: Agnaldo Timóteo, Emilinha Borba, Marlene da Silva, Luiz Otávio da Silva, Hercy Maria, José Ricardo Jr., Antônio José Linhares, Luiz Vieira, Célio Berrondo, Cleid Estefânia, Grupo da Paz, Paulinho Pereira, José Messias, Iterbio Galiano, Maria de Fátima Oliveira, Ana Maria Vital e Iracema Nascimento.