Em 06 de agosto de 2001, no auditório do Dircinha Batista localizado no DECIS – Casa de Saúde Dr. Eiras, o Conselho Curador da FUNJOR – Fundação José Ricardo, formado por Agnaldo Timóteo, Hercy Maria e Paulo Roberto Pereira, empossados na reunião de aprovação do estatuto, diplomaram os primeiros membros dos Conselhos Cultural, Financeiro e Diretor da instituição, cuja gestão iniciou-se em 01 de janeiro de 2002.

Assume a presidência da Fundação José Ricardo Luiz Murillo Tobias, tendo o ator e diretor Sr. Wilson de Rezende como vice-presidente. Luiz Otávio Ferreira (Administrativo e Financeiro), Sylvio Nunes Pereira (Projetos) e Nelson Curvelano (Jurídico) completam o Conselho Diretor.

No Conselho Fiscal assumem Marcelo Chimelli, José Ricardo Tobias e Pierre Polzin com a responsabilidade de verificação e aprovação das contas da entidade, bem como a chancela para envio ao MP – Provedoria de Fundações.

No Conselho Cultural tomaram posse Emilinha Borba, Ataulpho Alves Jr., Célio Berrondo, Ellen de Lima, Adelaide Chiozzo, Gerdal dos Santos, Iterbio Galiano Aldrighi, Jerry Adriani, José Messias, Luiz Vieira, Marco Rodrigo, Nicette Bruno, José Schiller, Roberto Correa e Valdir da Anunciação (Golden Boys). Secretária Executiva indicada foi Marlene da Silva.

Esses nomes são muito importantes na história da FUNJOR porque acreditaram que a ideia poderia dar certo e contribuíram para credibilidade e fortalecimento das ações iniciais.