FUNJOR promove exposição de fotos raras que celebram os 450 anos do Rio

FUNJOR promove exposição de fotos raras que celebram os 450 anos do Rio

Convite_ExposiçãoArteRio450anos_GinasticoPortuguês_FUNJOR_Luiz Murillo Tobias_mar2015

Real Sociedade Clube Ginástico Português recebe exposição em homenagem à cultura artística do Rio de Janeiro
A exposição integra os eventos comemorativos pelos 15 anos do Instituto FUNJOR
Na próxima sexta-feira, 06 de março, a Real Sociedade Clube Ginástico Português inaugura exposição fotográfica “O Cenário Artístico do Rio em Fotos da R. S. Clube Ginástico Português” que homenageia a cultura artística do Rio de Janeiro em eventos promovidos pela centenária instituição. A curadoria é do seu presidente, o Sr. Armênio Cardoso, responsável pela compilação dessa especial memória do clube e do cotidiano carioca. Além de integrar os eventos comemorativos pelos 15 anos da FUNJOR, a exposição tem como objetivo celebrar os 450 anos da cidade do Rio de Janeiro e faz parte do calendário oficial de comemorações.

A mostra apresenta de forma inédita um trabalho de resgate histórico através de fotos que registram a passagem de consagrados talentos da arte brasileira pelo clube e retratam importantes momentos da cultura artística nacional na cidade do Rio. O projeto é idealizado por Luiz Murillo Tobias, vice-presidente do Instituto FUNJOR – que, neste ano, comemora 15 anos. A data escolhida para abertura não foi por acaso, no mesmo dia é celebrado o aniversário natalício do cantor José Ricardo, patrono da instituição e que por muitas vezes se apresentou no local.

Ao longo dos anos, o espaço social do Clube (fundado em 1868) e seu famoso teatro (inaugurado em 1938) tornaram-se lugar obrigatório para grandes nomes da arte na cidade do Rio de Janeiro. Principalmente, nos anos 40, 50 e inicio dos 60, quando a Rádio Nacional impulsionava o som de uma nação. Esses ídolos, como o maestro Heitor Villa-Lobos, eram figuras constantes nos eventos promovidos pelo Ginástico Português e mobilizavam a população do Rio.

“Há alguns anos venho trabalhando na sala da memória do clube, regatando preciosidades históricas que se confundem com a própria história do Rio. Agora, que a cidade festeja seus 450 anos, recebemos com alegria a proposta do Instituto FUNJOR para disponibilizar ao cidadão carioca uma parte especial dessa história”, declara Armênio Santiago Cardoso, presidente da Real Sociedade Clube Ginástico Português e curador da exposição.

Apesar disso, Luiz Murillo Tobias, confidencia que não foi fácil convencer o Armênio Santiago a expor às preciosidades bem guardas na sala da memória. “O presidente tem um cuidado e carinho especial com esse acervo, mas com a chegada dos 450 anos da cidade e a inserção da exposição no calendário oficial dos festejos ele entrou de corpo e alma no projeto. Vamos presentear os cariocas com um acervo especial”, revela.

 

Exposição em homenagem aos 450 anos do Rio de Janeiro

Abertura: 6 de março de 2015  – 11 horas 

                    Av. Graça Aranha, 187 – hall 4o.andar – Centro – RJ 

Período: 9 de março a 18 de dezembro de 2015

 

Curadoria:  Armênio Santiago Cardoso

Idealização e Concepção: Luiz Murillo Tobias

Pesquisa de Imagens: Gerdal dos Santos e Osmar Frazão

Execução Técnica: Roberto Ribeiro

Realização : R. S. Clube Ginástico Português  e Instituto FUNJOR

Celebrando: 450 anos da cidade do Rio de Janeiro (evento incluso na agenda oficial das comemorações)

Apoio Cultural:  EBC – Rádio Nacional do Rio de Janeiro  e  Litteris Editora

Assessoria de Comunicação: WinnersPRESS

Os comentários estão fechados.