36 artistas cassados da Rádio Nacional, em 1964, são lembrados em peça documental-dramatúrgica

36 artistas cassados da Rádio Nacional, em 1964, são lembrados em peça documental-dramatúrgica

Para lembrar os 50 anos do Golpe Militar, a Nacional do Rio transmite na segunda-feira (31), às 9h [com reprise durante a programação às 13h/20h e no dia 1o. de abril, terça, às 10h, 15h e 23h] , o docudrama “Eles não nos calaram”, que narra esse momento vivido pelo país por meio do depoimento dos atores Gerdal dos Santos [presidente FUNJOR] e Gracindo Júnior, dois dos 36 artistas da emissora sumariamente demitidos exatamente no dia em que os militares tomaram o poder.

RELEASE Núcleo de Radiodramaturgia EBC – SOARMEC
======================================

Docudrama Título: ELES NÃO NOS CALARAM

Objetivo: realização de peça documental-dramatúrgica sobre os 50 anos do Golpe Militar de 1964, com foco nos radioatores sumariamente demitidos da Rádio Nacional.

Gênero: docudrama.
O docudrama, também chamado de drama-documentário, é um estilo de documentário que reconstitui fatos reais e históricos de maneira dramática, representada por atores. É frequente o uso do docudrama para ilustrar fatos reais com fins didáticos e de elucidação histórica, quando não há imagens reais documentais e jornalísticas.

Eles não nos calaram / SINOPSE:

No dia 01 de abril de 1964 acontece o Golpe Militar que submeteria o Brasil a uma ditadura pelos próximos 20 anos. Além da censura e do cerceamento de todas as liberdades de expressão, o golpe atingiu diretamente uma gama enorme de artistas, jornalistas e de boa parte da opinião pública nacional, crítica ao sistema autoritário imposto ao país pelo Golpe.

Exatamente no dia do Golpe, no edifício “A Noite”, endereço histórico na Praça Mauá onde funcionou a Rádio Nacional, 36 artistas ligados ao Radioteatro e à produção radiofônica são demitidos, entre eles nomes históricos como Oduvaldo Viana, Dias Gomes, Mário Lago, Jararaca e Heitor dos Prazeres. São as primeiras vítimas em potencial do AI-1.

Destes nomes, os únicos vivos e ainda atuantes são: Gerdal dos Santos (ainda até hoje na Rádio Nacional) e o renomado ator Gracindo Jr. É a partir da memória viva destes dois artistas e homens da comunicação que pretendemos realizar o docudrama radiofônico “Eles não nos calaram”, partindo dos depoimentos dos dois sobre o dia exato do golpe, o processo demissionário e os dias que antecederam e sucederam a demissão. O programa pretente mesclar estes depoimentos gravados com dramatização destas memórias pelos atores do Núcleo de Radiodramaturgia EBC.

O programa ainda abordará alguns personagens históricos importantes, a partir da memória de Gerdal e Gracindo, dos seguintes nomes: Vanda Lacerda, Mario Brasini, Dias Gomes, Oduvaldo Viana e Mário Lago.

Programa especial: duração 23 min.

Direção:  Lauro Góes
Roteiro: Fabiano de Freitas.
Produção: Nely Coelho
Elenco: Marília Martins, Joice Marino, Maurício Lima, Luiz Octávio ,
Sonoplastia: Leonardo Tucherman, Júlio Dain ,
Operador de áudio: Peter

REPRISE: 1o. de abril de 2014, terça, às 10, 15h e 23h.

Os comentários estão fechados.