Eduardo Canto faz homenagem ao centenário de Lupicinio Rodrigues

Eduardo Canto faz homenagem ao centenário de Lupicinio Rodrigues

Comemorando o centenário de Lupicinio Rodrigues, o cantor Eduardo Canto estará no SESC Tijuca (Rua Barão de Mesquita, 539 – Tijuca, RJ), na próxima quinta-feira, 13 de fevereiro, às 20 horas, relembrando as histórias e canções do compositor gaúcho, no show ” Lupicinio Rodrigues – 100 Anos de Histórias & Canções” com arranjos e direção musical de Roberto Menescal.

Arranjos e direção musical: Roberto Menescal
Violão: Frederico Ferreira / Bateria: Eduardo Guerra
Bailarinos: Dudu Gomes / Giovanna Lo Bianco
Criação, pesquisa e direção geral: Karla Maria

Ingressos já à venda: R$ 16,00 (inteira) / R$ 8,00 (meia)
Informações: (21) 3238-2167

VOCÊ SABE O QUE É TER UM AMOR
========================

No ano em que Lupicinio Rodrigues completaria 100 anos, o cantor Eduardo Canto relembra, nesses 40 anos de saudade, um pouco da vida desse boêmio cronista do cotidiano amoroso que movimentou-se entre as próprias tragédias e a arte de fazer poesias, e conta histórias curiosas como o por que da expressão “dor de cotovelo” estar associada à falta da pessoa amada. Eduardo recorda também a briga de Dircinha Batista com Lupicinio, que virou uma de suas músicas mais conhecidas e revela a história da canção “Vingança”, uma de suas mais fortes composições, que acabou ocasionando o maior índice de suicídios nos anos de 1951 e 1952.

Lupicinio Rodrigues nasceu em Porto Alegre, no dia 16 de setembro de 1914. Aos 12 anos, Lupi (como era chamado pelos amigos) já compunha músicas carnavalescas para os blocos de Porto Alegre. Não demorou muito para o menino conquistar seu lugar definitivo na boemia. Quando morreu, em 27 de agosto de 1974, Lupicinio Rodrigues já tinha conquistado seu lugar definitivo na música brasileira, com as honras de compositor que melhor rimou amor e dor.

Gravado por grande parte da MPB, Lupicinio Rodrigues teve como seus maiores interpretes Francisco Alves e Jamelão, e atualmente é celebrado por Eduardo Canto, eleito um dos 3 Melhores Cantores Populares do Brasil, pelo Prêmio de Música Brasileira.
Desde Setembro de 2003 Eduardo Canto está cantando Lupicinio Rodrigues em projetos que já passaram por vários espaços, onde destacamos o Morro da Urca, Canecão, Teatro Rival, Imperator, Teatro Dias Gomes, Kennedy Center (em Washington) e recentemente em turnê por Nova York (EUA).

Os comentários estão fechados.