6 de novembro: semi-final do 5º Concurso de Samba de Quadra

6 de novembro: semi-final do 5º Concurso de Samba de Quadra

O principal objetivo do Concurso de Samba de Quadra, é proporcionar aos compositores de escolas de samba e de blocos e também aos novos compositores, criarem obras que tem toda a chance de se tornarem sucesso na boca do povo.

O samba enredo, em que pese a sua importância e a dificuldade de conter muitas vezes uma temática complicada em verso e melodia que precisam ganhar não só o coração, mas como a mente das pessoas, tem muitos obstáculos que o samba de quadra ultrapassa e supera.

Outra vantagem do samba de quadra que o diferencia do samba enredo, é que o samba de quadra pode ganhar as ruas, perpassando o período do carnaval e se tornar imenso sucesso, como já aconteceu e não poucas vezes. Para os meios de comunicação é também uma alternativa de colaboração para a musicalidade do carnaval e para a riqueza da nossa música popular brasileira.

Para isso é importante que se registre em CD o maravilhoso repertório que, com certeza, sairá do talento e da imaginação dos nossos compositores. O CD, produzido pela gravadora Fina Flor, será com as 10 músicas classificadas para grande final.  O samba de quadra, diga-se, não é um gênero e sim um tipo de composição que é apresentada ao público nas escolas de samba e de blocos.

Várias obras primas foram lançadas dessa maneira e sobreviveram ao tempo como demonstração inequívoca da sua qualidade e da força de sua empatia com o público.

Realizar pela 5ª vez esse Concurso, é reviver um dos mais ricos aspectos do carnaval carioca e possibilitando aos compositores para fazerem obras pela liberdade que tem para falar de diversos temas que melhor lhes aprouver sem ficarem engessados pelos enredos das escolas de samba.

A mensagem de excelência do projeto é em suma resgatar a presença do verdadeiro samba de raiz através de um Concurso onde serão selecionados 10 finalistas escolhidos por um júri formado por expoentes da música popular brasileira.

Nos dias da semifinal e da grande final serão realizados dois grandes shows. A semifinal será realizada no SESI – Centro, no dia 06 de novembro, às 19:30h, onde serão apresentadas as 20 músicas classificadas e com um show da Nilze Carvalho e o grupo Sururu na Roda e a grande final no Circo Voador, no dia 24 de janeiro. Além disso, o projeto conta com o apoio institucional da GLOBO RIO.

Para o vencedor será ofertado o “Troféu Vó Maria” e prêmios em dinheiro para o ganhador e para os segundo e terceiro colocados.

Na 4ª Edição tivemos um recorde de 1385 músicas inscritas o que prova o sucesso e o acerto dessa iniciativa. Na grande final no Circo Voador circularam 4220 pessoas, o que estabeleceu um recorde para esse espaço, assistindo essa verdadeira festa do carnaval carioca onde foi escolhido o samba campeão do Rio de Janeiro. O sucesso de mídia espontânea  foi de cerca R$ 1.850.000,00 (Hum milhão e oitocentos e cincoenta mil reais), incluindo nesse valor as mídias impressas, radiofônica e televisiva.  Nos telejornais da TV Globo, foram exibidos 7 minutos sobre o evento.

As inscrições serão entregues na sede do SESI – Centro, conforme o Regulamento do Concurso.

Maiores Informações nos sites abaixo:
www.radiceproducoes.com.br
www.firjan.org.br ou pelo Tel: 7188- 4755

(Texto: Radice Produções)

Os comentários estão fechados.