Arruma o Coreto festeja o quinto ano da roda de choro

Arruma o Coreto festeja o quinto ano da roda de choro

Tradicionalmente aos domingos, a roda de choro Arruma o Coreto se apresenta na Praça São Salvador, em Laranjeiras. No último dia 6 de maio, os integrantes celebraram os cinco anos de fundação e reuniram um grande público no coreto da famosa praça. Confraternizaram em uma animada roda de música, com o choro –  primeira música urbana tipicamente brasileira e patrimônio cultural do carioca.

O evento promoveu o encontro de gerações,  amigos e familiares que apreciam o estilo “chorão”, que surgiu por volta de 1880 e traz a nostalgia do Rio antigo com um clima de alegria e camaradagem. Os frequentadores podem (de graça) ouvir música de qualidade, passear pela praça, olhar as barracas de artesanato, comer bons quitutes e jogar conversa fora com amigos. Uma diversão cultural para todas as idades onde quem chega é sempre bem vindo.

O Arruma o Coreto tem espírito familiar. A roda de choro com suas vozes, flautas, violão,  pandeiros e cavaquinho trazem a alma carioca e celebram um aniversário com direito a bolo e cinco anos de muitas realizações, como o Projeto Diploma Ademilde Fonseca de Mérito no Choro – desenvolvido em parceria com a FUNJOR e que já recebeu nomes como Joel Nascimento, Caçula, Odette Ernest Dias, Silvério Pontes, Zé da Velha, Voltaire, Jorginho do Pandeiro, Siqueira do Cavaco, Escola da AMC, Carlinhos Leite, Déo Rian e a própria Ademilde Fonseca – que esteve presente na inauguração do projeto.

Uma salva de palmas e parabéns para Ana Caetano e todos os que preservam a essência deste movimento musical que encanta os frequentadores da São Salvador. Sejam moradores do Rio ou turistas. Domingo que vem,  às 11 da manhã, tem mais choro.

(Cristiane Cupertino)

Os comentários estão fechados.