Gerdal dos Santos, presidente da FUNJOR, completa 60 anos de Rádio Nacional

Gerdal dos Santos, presidente da FUNJOR, completa 60 anos de Rádio Nacional

Há 60 anos, em um dia 17 de setembro, o presidente Gerdal Renner dos Santos iniciava sua vitoriosa jornada na Rádio Nacional do Rio de Janeiro. Na foto de arquivo da rádio, o radio-ator está ao lado de Amaral Gurgel.  Ao longo dos anos, Gerdal tornou-se  um grande nome da história do rádio no Brasil.

Gerdal Renner dos Santos, nascido em 27 de outubro de 1929, na cidade do Rio de Janeiro, é Radialista e Advogado, membro da Ordem dos Advogados do Brasil, Ordem dos Jornalistas do Brasil, Associação Brasileira de Imprensa, Instituto dos Advogados Brasileiros, Federação da Academias de Letras do Brasil, Academia Nacional de Letras e Artes, Cenáculo Brasileiro de Letras e Artes, FUNJOR- Fundação José Ricardo, Salão de Poesia e Arte, entre diversas outras academias e associações de letras e artes.

Iniciou a vida artística em 1942 quando se apresentou no programa “Hora do Guri” apresentado por Silvia Autuori, a Tia Chiquinha, na Rádio Tupi. Com apenas 15 anos de idade, em 1945, foi convidado pelo novelista Amaral Gurgel e ingressou na Rádio Globo. Ainda como ator, participou do Teatro Infantil da Associação Brasileira de Críticos Teatrais, no Teatro Carlos Gomes tendo atuado nas peças “Aladino ou a Lâmpada Maravilhosa” e “O Príncipe do Limo Verde”. No cinema, atuou nos filmes “Moleque Tião”, onde contracenou com Grande Otelo, “O gol da vitória” e “Sob a luz do meu bairro”. Participou em São Paulo da inauguração do Teatro Alumínio atuando na Companhia Nicette Bruno e Halfeld. Em 1952, atuou como rádio-ator na Rádio Clube do Brasil.

Em 17 de setembro de 1953, estreou na Rádio Nacional no programa “Consultório sentimental”, escrito e apresentado por Helena Sangirardi. Na Rádio Nacional atuou em rádio novelas e em programas musicais. Durante o golpe militar de 1964, foi arrolado na lista de esquerdistas motivando seu afastamento da emissora. Mais tarde, foi reintegrado aos quadros da emissora. Entre os seus programas de maior destaque estão o “Onde canta o sabiá”, “Parada de todos os carnavais”, ‘Rádio Memória” e “Naquele tempo”. Na televisão, atuou na TV Rio e, entre 2002 e 2012, apresentou programa de entrevistas na Rede Vida de Televisão. Atualmente, apresenta semanalmente dois programas  na Rádio Nacional: ´Onde Canta o Sabiá´ (aos sábados, 9h às 10h) e ´Rádio Memória´ (aos domingos, 7h ás 9h).

Neste sábado, 21 de setembro de 2013, o programa ´Onde Canta o Sabiá´será especial. Para conferir on line pelo computador ou tablet ou celular, acesse: http://radiomec.com.br/online/index.php

(Fonte: FUNJOR e DCA)

Gerdal dos Santos, Luiz Murillo Tobias e MArcos Gomes (coordenador da Rádio Nacional) no programa realizado no dia do radialista e em comemoração aos 60 anos da entrada do comunicador na emissora.

Os comentários estão fechados.