Evento especial do projeto Harmonicanto

Evento especial do projeto Harmonicanto

Há alguns anos a FUNJOR é parceira desse importante projeto sócio-cultural que insere a música na vida de diversas crianças.

O Harmonicanto nasceu do empenho e amor à arte da Profa. Cássia Oliveira, que desde 1999 trabalha com crianças e jovens através da música na Comunidade do Cantagalo no Rio de Janeiro.

O público-alvo do projeto são crianças e adolescentes na faixa etária de dois a
dezenove anos, moradores das comunidades do Cantagalo, Pavão e Pavãozinho introduzidos à arte da Música através de aulas de musicalização infantil, canto, piano, teclado, flauta doce, bateria, violão, percussão, canto coral, assim como outros instrumentos.

A metodologia aplicada pela Profa. Cássia se baseia nos métodos de canto mais
conhecidos e praticados, desde os exercícios com palavras aos de respiração. É um método qualitativo que tem como base a aprendizagem de letras do que há de melhor na MPB, com ênfase na cidadania e no ensinamento do hino nacional brasileiro e do folclore. Ao longo de sua trajetória profissional, ela desenvolveu uma metodologia própria, onde busca atingir e extrair o mais interno do potencial de cada um, utilizando estímulos para alcançar o âmago de cada talento e traze-lo a superfície para em conjunto trabalha-lo.

Após mais de 10 anos de trabalho, o projeto Harmonicanto possui hoje um grupo permanente de apresentação, também conhecido como Conjunto Harmonicanto, formado atualmente por 20 integrantes, composto pelos alunos que mais se destacaram nas aulas. O Conjunto além de tocar alguns instrumentos é composto da harmonização de quatro vozes, que cantam e tocam o melhor da MPB. Vale salientar que é feito um trabalho crítico em cima das letras das músicas tocadas, dando ênfase as mensagens positivas e construtivas para a formação de cidadãos conscientes e críticos, visando a integração inter-pessoal, familiar e social, a melhora da auto-estima e a inclusão social, estimulando-os à efetiva participação de todos com alegria e responsabilidade.

Desde a sua fundação, o Harmonicanto se fez presente em mais de 200 apresentações incluindo hospitais, asilos, escolas, igrejas, parques, praças, etc. Durante as apresentações, vemos os alunos conquistando confiança e visibilidade. Esse resultado se deve também aos parceiros da própria comunidade e à ajuda de algumas pessoas comprometidas com a questão social.

O projeto aqui apresentado busca subsídios para a continuação de suas atividades, que agregam valores pessoais, sociais, culturais, econômicos e financeiros, além de elevar a auto-estima e vislumbrar a mudança de visão própria, possibilitando um futuro mais condizente e digno para a nossa juventude.

A Profa. Cássia, coordenadora artística e idealizadora deste projeto, tem a formação técnica musical em teoria, solfejo, canto coral e acordeom. Ao longo de seus 12 anos de experiência fez pesquisas, vivências e desenvolveu uma metodologia própria e original, dentro da comunidade.

Para mais informações sobre o trabalho da Profa. Cássia , visite o blog do Harmonicanto, no link http://harmonicanto.multiply.com ou entre em contato para uma visitação in loco.

Os comentários estão fechados.